FOPEL

Lançado em 2014, o Fórum Permanente de Linguagem é um espaço institucional para a discussão aberta dos temas da sociedade, que se constituem na/pela linguagem. Mídia, políticas linguísticas, arte, letramento acadêmico, exames internacionais de proficiência, o inglês no cenário acadêmico contemporâneo, a internacionalização das universidades e a mobilidade estudantil são algumas das questões que nos convidam ao debate e à proposição de agendas para as diversas instâncias da UFES, sejam acadêmicas ou administrativas. O objetivo do Fórum Permanente de Linguagem é contribuir para um posicionamento crítico e protagonista da instituição na produção e difusão do conhecimento através da realização de seminários que contam sempre com palestrantes e debatedores da própria comunidade acadêmica (alunos e professores) e convidados externos. O FOPEL liga-se ao Observatório de Tradução por meio da participação dos alunos de graduação de Letras na legendagem e tradução dos vídeos dos diversos seminários realizados.

Seminários do FOPEL

I Seminário do FOPEL, 30 de abril de 2014, às 8:00h,  Auditório do IC2, UFES:
Tema e resumo: “Que  inglês é esse que o mundo fala”?
A partir do conceito de mobilidade (PENNYCOOK, 2012 , BLOMMAERT, 2014) e de inglês menor (ZAIDAN, 2013), este seminário discute a difusão do inglês na contemporaneidade e a consequente necessidade de que se revisem conceitos como proficiência, fluência, autenticidade e, mais radicalmente, língua. Argumenta-se que somente através da afirmação das identidades e repertórios linguísticos locais em sua interação com o inglês será possível uma atuação protagonista, criativa e crítica das universidades brasileiras diante do processo de internacionalização.  Deseja-se que esta discussão e a de todos os temas que com ela se interseccionam fomente constante diálogo na comunidade acadêmica neste momento em que a UFES consolida sua participação em programas como o Ciência sem Fronteiras e o Inglês sem Fronteiras.
Palavras-chave: World English, inglês menor, mobilidade, localidade, internacionalização

Integrantes da Mesa:
Profa. Dra. Junia Zaidan (palestrante)
Profa. Dra. Kyria Finardi (palestrante)
Prof. Ulisses Maciel (debatedor)
Profa. Me. Ana Carolina Justiniano (debatedora)
Certificados: Disponíveis a todos os inscritos para retirada na Secretaria Integrada dos Colegiados. Contato: 4009-7797 / fopelufes [at] gmail.com

II Seminário do FOPEL, 29 de maio de 2014, às 14h, Anfiteatro 1 do CCHN, UFES.
Tema e Descrição: Exames Internacionais de Proficiência: Letramento ou Treinamento?
Em sua segunda edição, o FOPEL põe em discussão os exames internacionais de proficiência em língua inglesa aplicados pelo MEC em todas as universidades federais do Brasil. As questões levantadas pela comunidade acadêmica são: o que é proficiência? Quem mede a proficiência em inglês do nosso alunado? quais são os parâmetros? por que a aplicação em larga escala e em tempo recorde de exames de inglês nas federais? Como os alunos qual é a relação entre as empresas internacionais detentoras dos selos de exames difundidos e nosso sistema educacional? precisamos melhorar o inglês dos nossos graduandos, pós graduandos, professores e funcionários nas universidades federais? que conceito de internacionalização atravessa essa prática de aplicação de exames em larga escala?

Integrantes da Mesa:
Profa. Me. Lívia Fortes Zenóbio (palestrante)
Profa. Me. Luciana Ferrari de Oliveira Fiorot (palestrante)
Profa. Me. Adriana Falqueto Lemos (debatedora)
Prof. Adriano de Araújo Lima Faquini (debatedor)
Prof. Wendell Máximo Brandão (debatedor)
Certificados: Disponíveis a todos os inscritos para retirada na Secretaria Integrada dos Colegiados. Contato: 4009-7797 / fopelufes [at] gmail.com

III Seminário do FOPEL, 02 de maio de 2015, às 08:00h, Auditório do IC2, UFES.
Tema e descrição: O Centro Estadual de Idiomas (CEI) como política pública da SEDU e suas implicações político-pedagógicas
Nas edições I e II do FOPEL, pelas redes sociais e por email, a comunidade acadêmica composta por professores de inglês e espanhol  e por alunos da UFES e da SEDU, bem como ex-alunos do CEI pautou as sseguintes questões:

1- O CEI seleciona ou exclui os alunos?
2- Por que os professores concursados da SEDU não dão aula no CEI?
3- Quais princípios norteiam a formação dos professores que atuam no CEI? Há consonância com os PCN/OCNs? Os professores são graduados em Letras?
4- Representando o mundo corporativo dentro do espaço público, o CEI reproduz o discurso da eficácia, competição, livre mercado, "progresso" a qualquer custo ou constitui um espaço para o letramento crítico através da língua adicional?
5- O CEI estimula a apropriação da língua adicional pelos alunos a fim de que exerçam agência política e valorizem os conhecimentos e traços culturais locais?
6- O que a SEDU está dizendo sobre a aula regular de língua adicional (na grade) ao instituir o CEI?
7- Por que a universidade está tão distante da realidade da escola?

Integrantes da Mesa:
Prof. Dr. Daniel de Mello Ferraz (UFES, palestrante)
Prof. Me. Carlos Tito de Sá Cunha (UFES, palestrante)
Prof. Me. Valéria Fadini (Associação de Professores de Inglês do ES, debatedora)
Menderson Rezende (Diretor do Sindiupes, debatedor)
Profa. Dra. Junia Claudia Santana de Mattos Zaidan (UFES, mediadora)
A carta do FOPEL à SEDU: Os participantes do III Seminário do FOPEL decidiram elaborar um documento para enviar à Secretaria Estadual de Educação no qual constará a manifestação da comunidade acadêmica sobre o CEI como política pública. O documento está sendo elaborado coletivamente e será publicado no site em breve.

 

IV Seminário do Fopel  24 de agosto de 2016, às 8h, Auditório do IC2, Ufes

Tema: A Grande Mídia e as Práticas Contradiscursivas no Brasil de 2016, 

Integrantes da Mesa:

Prof. Dr. Alexandre Curtiss (palestran)

Prof. Dr. Luís Eustáquio Soares (palestrante)

Profa. Dra. Ruth Reis (palestrante)

Profa. Dra. Junia Zaidan (debatedora)

* Os certificados foram enviados por email aos participantes que assinaram a lista de presença.

 

V Seminário do Fopel, 18 de maio de 2017, às 18h, no Auditório do IC2, CCHN,Ufes

Tema: Austeridade, mídia e a criminalização da vida

Integrantes da Mesa: Orlando Zaccone (palestrante), Ana Heckert (palestrante), Emerson Campos (palestrante) e Ana Carolina Galvão Marsiglia (debatedora). O objetivo é discutir sobre como a vida das pessoas mais pobres​ e discriminadas é vista, descrita e tratada diante das políticas de austeridade.

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